Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Origami como tratamento terapêutico

   Uma folha de papel dobrada e desdobrada com pinceladas artisticas de criatividade, mostra as inúmeras possibilidades da arte do origami para o crescimento e desenvolvimento dos talentos e potenciais humanos. Importante reconhecer que somente com um simples pedaço de papel, dobrado e desdobrado, se pode criar e inovar, formando figuras diferenciadas, tais como transformar o papel em pássaro, borboleta, barco, apenas para mencionar às formas tradicionais, podendo criar uma infinidade de outras formas ou figuras.
   O origami é uma técnica tradicionalmente conhecida, em especial na China e Japão, não se tendo uma idéia exata de qual foi o motivo para se iniciar esta arte mágica de dobrar os papéis, que foi passadas de geração em geração, chegando até nós.      
   Ori significa papel e kami significa dobrar, portanto origami é a arte de dobrar papel.  Arte vem de artus que significa fazer bem feito, com perfeição e excelência. É um ato de organização estética e de domínio do conhecimento, e cria impacto de excelência e de inovação criativa.
    O uso das mãos e dedos é considerado, ser de grande importância para o desenvolvimento das percepções cerebrais, porque estimula e realiza novas conexões entre os neurônios, traçando novos caminhos. Aprende-se muito com o tato e a sua coordenação com a visão e os outros sentidos, estimula a estética, a habilidade social, a criatividade, por ser uma atividade rica em possibilidades inovadoras.
   A arte do origami contribui para: estimular e melhorar a capacidade de concentração; desenvolver a coordenação motora fina; melhorar a destreza manual e a paciência; reduzir o estresse; melhorar a visão espacia; e  auxiliar na área de geometria e outras; e ainda contribui para a melhoria da forma de expressar, possibilitando satisfação pessoal daqueles que praticam o origami, podendo criar diferentes formas com um pedaço de papel, que se traduz como material de fácil acesso e mesmo reciclável, contribuindo para o meio ambiente.
    Algumas pesquisas mostraram que a prática do origami na educação de crianças e de adultos ajuda no desenvolvimento de habilidades :

• comportamental – através de movimentos repetitivos, o aprendiz deve observar e ouvir com atenção as instruções do facilitador, e executá-las com qualidade e carinho, sendo que o sucesso do trabalho depende muito do executor, mostrando a importância do auto controle no trabalho, desenvolvendo o pensamento intuitivo 

• trabalho em equipe – o ato de dobrar um quadrado ou retângulo de papel, transformando- o em uma figura tridimensional como, por exemplo, o pássaro da felicidade é um exercício importante para movimentar o raciocínio espacial e obter a simetria. Observando o trabalho do outro e ajudar o colega nas dobras é auxiliar na importância do trabalho em equipe.

   A arte do origami é, portanto, uma atividade criativa que transmite curiosidade e alegria e finalmente leva o executante a ter orgulho e satisfação diante da obra concluída, podendo transformar-se em presente para os olhos, para a mente e sentimentos. Pode – se construir  histórias, dramatizações, poemas, ativando a criatividade e a inovação,
Várias exemplos de origamis:



 
 
                          "Fazer as coisas com arte significa colocar amor ao que se está fazendo, pois este ato leva a colocar magia naquilo que se faz."

 

2 comentários:

  1. Eu queria aprender a fazer o cisne, os papéis que são dobrados para assim ser formado.
    Se puder ensinar postando algo que nos ensine eu agradeceria.

    ResponderExcluir