Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A importância da Terapia Ocupacional em oncologia

             
            O papel do terapeuta ocupacional em oncologia é o de facilitar e permitir que a paciente possa atingir o máximo de sua capacidade funcional, tanto física quanto emocional, em sua vida cotidiana, independentemente da esperança de vida. Ressaltando que essa capacidade funcional deve estar relacionada às atividades que tenham significado na vida da paciente, que sejam importantes para ela.
           Uma pessoa pode se beneficiar da intervenção da terapia ocupacional em qualquer fase da doença, a partir de um diagnóstico primário, nas tentativas de tratamento curativo, paliativo e, finalmente, na fase final de vida.
          O terapeuta ocupacional pode atuar em diversos locais, como hospitais, ambulatórios, centros de reabilitação, unidades básicas de saúde, consultórios particulares, associações filantrópicas e quando necessário realiza também atendimento domiciliar.
          A abordagem da terapia ocupacional dependerá tipo de câncer, estágio da doença e local do tratamento, porém os principais objetivos são manter ao máximo a qualidade de vida da paciente, com autonomia e independência, para tanto são utilizadas diversas técnicas e recursos, como:

     - Orientação, desenvolvimento e/ou treino das atividades da vida diária (atividades relacionadas aos cuidados pessoais, como a alimentação, vestuário e higiene pessoal);
      - Orientação, desenvolvimento e/ou treino das atividades instrumentais da vida diária e profissional (atividades relacionadas aos cuidados com a casa, atividades extradomiciliares, como ir ao supermercado ou banco e profissionais);
      - Exercícios físicos (afim de prevenir perda motora, manter e/ou melhorar a amplitude de movimentos);
       - Técnicas para controle da dor e fadiga;
      - Abordagens corporais (conscientização corporal e relaxamento);
    -  Realização de atividades manuais, expressivas e/ou lúdicas;
   - Promoção de interação social (através de realização de grupos de atividades e estimulação das atividades de lazer);
    - Indicação e confecção de órteses quando necessário (para estabilizar e/ou imobilizar, prevenir e/ou corrigir deformidades);
     - Indicação e confecção de adaptações – tecnologia assistiva (para promover independência e função, como por exemplo uma colher com cabo engrossado para facilitar a preensão palmar).
      Os atendimentos de terapia ocupacional podem ser realizados individualmente ou em grupo. E a participação da família ou cuidadores é de fundamental importância no processo de terapia ocupacional e os mesmos sempre são incentivados a participar do tratamento.
        Na atenção à paciente oncológica o terapeuta ocupacional estará sempre atento em não esquecer que por trás da paciente, há uma MULHER, que pode ser uma mãe, uma esposa, uma estudante, uma profissional, uma pessoa que deve ser atendida em todas as suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário