Total de visualizações de página

domingo, 17 de abril de 2011

Reciclar é importante!!!




     Atualmente a quantidade de lixo produzida no Brasil é imensa: cerca de 15 mil toneladas por dia. Se todo esse lixo fosse colocado em caminhões de uma só vez, seria formada uma fila ocupando 150 km de estrada com 16.400 veículos. E o pior; em apenas três dias essa fila cresceria e ultrapassaria a distância entre Salvador e Aracaju (356 Km).
   Cerca de 35% desse lixo é composto de vidro, papel, latas e plástico. Retirar esse material do meio-ambiente é de grande vantagem. Uma das mais importantes é a economia de energia com a reciclagem desses materiais. Cada lata de alumínio reciclada economiza energia elétrica suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa por quatro horas. Se reciclarmos 100 toneladas de plástico, evitaremos a utilização de uma tonelada de petróleo. Além disso, outros 35% desse material descartado (o lixo orgânico), poderiam ser transformados em adubo, isso significa que 70% da poluição do meio-ambiente seria transformada em algo utilizável para todos. 
    Reciclar só traz vantagens. Gera emprego, reduz a quantidade de lixo jogada nos lixões, atenua a utilização dos recursos naturais e principalmente, diminui a poluição. Mas para as cidades que possuem milhões de habitantes, como realizar a reciclagem? Em primeiro lugar é preciso separar os tipos de lixo. Para isso necessita-se de um sistema, que é um pouco caro, chamado “Coleta Seletiva de Lixo”. 
    Na Coleta Seletiva, o lixo orgânico é separado de papel, vidro, plástico e metais, que são os considerados reaproveitáveis. Em algumas cidades podemos encontrar caixas de lixo coloridas – uma cor para cada tipo de lixo – onde são depositados esses materiais recicláveis. 
   No momento que estamos vivendo é importantíssimo conscientizar as pessoas para a necessidade da reciclagem, para com isso poder melhorar a qualidade de vida de toda uma população, na qual a desigualdade social é uma triste realidade e se evidencia com a utilização irracional do patrimônio natural. 
   A degradação ambiental é uma realidade e é preciso alertar para suas consequências. Estamos esgotando as reservas naturais do planeta e seus recursos naturais em uma velocidade vertiginosa e não se cria nenhuma forma que possibilite a construção de um modelo de vida sustentável para o futuro.

                      FEIRA DE ARTESANATOS FEITOS COM GARRAFA PET 



 



2 comentários:

  1. Queriia q voocs encinacem a fazer essa coisas q postam!!

    ResponderExcluir
  2. e tbm quero q mostre mais coisas noovas poorq tem muiitos trabalhos de escola q alunos procurar uma ideiia na net !

    ResponderExcluir