Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atenção... Professores e Profissionais que trabalham com crianças! Última chamada!!!

   
   Observe se você tem algum aluno que apresenta alguns destes comportamentos:

- Cai com freqüência da cadeira;
- Não consegue permanecer sentado;
- Quando sentado, movimenta-se o tempo todo;
- É desorganizado, desajeitado e distraído;
- Possui atenção de curta duração;
- Frustra-se facilmente, não tolera desafios;
- É irritável e impulsivo;
- É agressivo com os colegas de classe;
- Bate ou empurra os colegas quando se aproximam;
- Não suporta ser tocado, não gosta de ficar próximo aos outros;
- Move-se muito lentamente ou sempre muito rápido;
- Permanece sempre em movimento, tamborila os dedos sobre a mesa, balança as pernas;
- Não suporta as aulas de educação física;
- Tem dificuldades para determinar a preferência (ou dominância) lateral;
- Tem dificuldade com o traçado na escrita;
- Tem dificuldades em manter a letra cursiva na linha;
- Tem dificuldades com atividades de pintura, colagem e argila;
- Apresenta traçado fraco, irregular e desalinhado;
- Tem dificuldade para a leitura;
- Permanece com a escrita espelhada ou troca números e letras;
- Apresenta linguagem imatura para a idade ou dificuldade na fala;
- É inseguro, retraído, isolado ou excessivamente tímido;


Bem! Quando associados, esses comportamentos são indicadores de uma Disfunção de Integração Sensorial (DIS), muito comum em alunos com distúrbios ou dificuldades de aprendizagem. A avaliação de um Terapeuta Ocupacional é recomendada.
Fonte: O processamento sensorial como ferramenta para educadores: facilitando o processo de aprendizagem (Momo, Silvestre, Graciani).

Nenhum comentário:

Postar um comentário